Tempo seco aumenta risco de queimadas na região do Vale do Paraíba
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Cidades da região tem umidade relativa do ar abaixo do ideal
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para o risco de queimadas em toda a região do Vale do Paraíba entre esta quinta (17) e sexta-feira (18). No fim de semana, a tendência é que o risco diminua.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, o risco é considerado alto nesta quinta e de alerta - um patamar ainda maior - na sexta-feira. Confira abaixo:
Tempo seco aumenta risco de queimadas na região do Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
Tempo seco aumenta risco de queimadas na região do Vale do Paraíba
Reprodução/TV Vanguarda
O risco é reflexo do tempo seco na região, que enfrenta uma longa sequência sem chuva. Um dos motivos dessa condição é o inverno, que começou no fim de junho.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades do Vale do Paraíba registraram entre 20% e 30% de umidade relativa do ar nesta quarta-feira (16). São Luiz do Paraitinga ficou em 23%, enquanto Taubaté ficou em 26%.
Para os próximos dias, o Inmet prevê que a umidade relativa do ar mínima siga sendo 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60% - ou seja, a região tem registrado índices abaixo da metade do ideal.
“Esse cenário exige atenção especial com a saúde da população e com o aumento do risco de queimadas, principalmente em municípios do interior”, diz a Defesa Civil de SP.
Queimada em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina